CIDADÃO KANE- ORSON WELLES


                                                          Titulo original: Citizen Kane
                                                           Gênero: Drama, Suspense
                                                          Origem/Ano: EUA/1941
                                                           Duração: 119 min
                                                           Direção: Orson Welles


                                                                                
SINOPSE: A história conta como o repórter Thompson reconstitui a trajetória do empresário da imprensa Charles Foster Kane buscando decifrar o significado de sua última palavra que disse em seu leito de morte:"rosebud".

 A morte de Kane comovera a nação e descobrir o porquê daquela palavra se torna uma obsessão para o jornalista, que acredita poder encontrar nela a chave do significado daquela vida monotóna.

O repórter entrevista, então, as pessoas próximas ao empresário,um emaranhado de informações vai se formando à frente dos olhos do espectador, desde a infância pobre, revelando um Kane   perturbado, mas sempre ambicioso.

Kane herda uma fortuna e deixa de viver com os pais para ser criado por um banqueiro, Walter Parks Thatcher. Dentre todos os negócios que passam às suas mãos na maioridade, resolve dedicar se a um dos menos lucrativos : um jornal convencional e pouco influente.

Atraindo as estrelas da epóca de jornais concorrentes com salários maiores e praticando um jornalismo agressivo (que freqüentemente descamba para o sensacionalismo), Kane consegue sucesso como homem de mídia, criando uma reputação de campeão dos pobres e oprimidos. Tenta carreira na política, concorrendo a governador como candidato independente; quando parece ter a vitória nas mãos, um escândalo provoca sua derrota. Depois de dois casamentos fracassados, passa seus últimos dias sozinho no palácio que construiu e investiu  tudo que o dinheiro podia comprar desde obras de arte de valor inestimável até os animais mais exóticos do planeta.

  vai, aos poucos, perdendo suas virtudes e aumentando seus defeitos. Pode ser visto retrospectivamente como alguém amargo, sombrio, arrogante, manipulador, cruel e impiedoso. Sua trajetória, no entanto, encerra muito do sonho americano: idealismo, espírito de iniciativa, fama, dinheiro, poder, mulheres, imortalidade

O filme faz uso de flashbacks, sombras, tem longas seqüênciãs sem cortes, mostra tomadas de baixo para cima, distorce imagens para aumentar a carga dramática; a iluminação é pouco convencional,os diálogos são sobrepostos e os closes usados com contenção.Ou seja um filme revolucionario para epóca que havia sido lançado.


                                                                     Prêmios:

Oscar: Vencedor dos Prêmio de Melhor Roteiro - Indiaco aos Prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Fotografia.
Associação de Críticos de Nova York: Vencedor do Prêmio de Melhor Filme


                                             BIOGRAFIA- ORSON WELLES

George Orson Welles Kenosha,Winsconsin, 6 de maio de 1915 — Hollywood, 10 de outubro de 1985 foi um cineasta americano.
Também foi roterista , produtor e ator. Iniciou a sua carreira no teatro, em Nova Iorque, em 1934.

Órfão aos quinze anos, após a morte do seu pai (sua mãe morreu quando ainda tinha 9 anos), George Orson Welles começou a estudar pintura em 1931, primeira arte em que se envolveu. Adolescente, não via interesse nos estudos e em pouco tempo passou a atuar.  Em 1938, Orson Welles produziu uma transmissão radiofônica  intitulada " A Guerra dos Mundos" que ficou famosa mundialmente por provocar pânico nos ouvintes, que imaginavam estar enfrentando uma invasão de extraterrestres. Um Exército que ninguém via, mas que, de acordo com a dramatização radiofónica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta. O sucesso da transmissão foi tão grande que no dia seguinte todos queriam saber quem era o responsável pela tal "pegadinha". A fama do jovem Welles começava.

Porém Orson Welles é demitido de sua gravadora "RKO",lança o filme A Dama de Xangai (1948), mas tem fracasso de público,logo após essa epóca,raramente conseguiria realizar um filme à sua maneira, dirigindo quase sempre em condições precárias.

Tentando continuar sua carreira, ele passou as décadas seguintes aceitando papéis de ator, no qual sua presença e voz marcante, mesmo quando as participações eram pequenas, nunca passavam sem chamar atenção. Ao voltar a Hollywood depois de uma temporada na Europa, Welles atuaria como um dos co-protagonistas do premiado The Long, Hot Summer (1958), dirigiu e atuou em A Marca da Maldade, famoso por ter incluído um plano-sequência de três minutos com um desfecho impactante, e teria um de seus melhores desempenhos em cena no filme Compulsion, de 1959.





                                                          FILMOGRAFIA
                                                          ANOS 40 Á 50
        

                                                            
      -1941-Citizen Kane
      -1942-The Magnificent Ambersons
      -1943-Journey Into Fear
      -1946-The Stranger
      -1947-The Lady from Shanghai
      -1948-Macbeth



                 Espero que você leitor aproveite esse filme de Orson Welles,uma obra revolucionaria   para a epóca eo maior sucesso de Orson Welles uma figura á frente de sua epóca.



FONTE:









GABRIEL BARZILAI  Nº 13  9ºG










Nenhum comentário:

Postar um comentário