William Wyler- A princesa e o plebeu




Ficha Técnica

título original:Roman Holiday
gênero:Romance
duração:1 hr 59 min
ano de lançamento: 1953
site oficial:
estúdio: Paramount Pictures
distribuidora: Paramount Pictures
direção: William Wyller
roteiro: Ian McLellan Hunter e John Dighton, baseado em estória de Dalton Trumbo
produção: William Wyler
música: Georges Auric
fotografia: Henri Alekan e Franz Planer
direção de arte: Hal Pereira e Walter H. Tyler
figurino: Edith Head
edição: Robert Swink



Resumo do filme



O filme conta a história de uma princesa que estava em uma viagem pela Europa fazendo palestras. O foco do filme é na Itália onde a princesa Ann uma noite se irrita pois nao pode fazer nada que gosta e é chamado um médico para que dê um ''remédio para ficar feliz'', depois disso Ann resolve fugir do palácio e é encotrada na rua por um jornalista que não a reconhece.
O jornalista leva Ann para sua casa e no dia seguinte perde a hora e chega atrasado no trabalho, ele deveria ter ido numa entrevista com a princesa.
Não sabendo que pela fuga de Ann todos os jornais escreveram que ela estava com febre e cancelou todos os encontros, ele tenta enganar o chefe.
Obviamente o chefe percebeu e mostrou o jornal com a foto da princesa Ann. Neste momento ele reconhece a princesa e percebe que é a mesma garota que ele ajudou no dia anterior.
Tentando ganhar dinheiro, ele faz uma aposta que ele conseguiria uma entrevista particular com ela.
Daí em diante ele começa a fazer tudo que ela queria e chama seu amigo para tirar fotos escondidas dela.
Os dois começam a gostar um do outro e vão a um bar onde a princessa é reconhecida e começam a perseguir ela, apesar de tudo ela foge com o jornalista.
No dia seguinte ela decide voltar para ''a vida normal'' e pede para ele não a seguir. No final ele não publica as fotos e ela em uma entrevista fala que a Itália foi o melhor lugar que ela esteve, mesmo estando ''doente''.



Biografia
William Wyler, nascido Wilhelm Weiller (Mulhouse, então Alemanha, 1 de Julho de 1902Los Angeles, 27 de Julho de 1981) foi um realizador estado-unidense.
Nascido na Alsácia, então território alemão, emigrou para os Estados Unidos em 1920, estabelecendo-se em Nova Iorque. Em 1922 muda-se para a Califórnia, onde realiza o seu primeiro filme em 1925. Em 1928 obtém a cidadania estado-unidense.
A partir dos anos 30 torna-se um dos realizadores de referência de Hollywood. Os seus principais filmes são: Dodsworth (pt.: Veneno Europeu, 1936), These Three (pt.: Três Corações Iguais, 1936), Jezebel (br.:Jezebel; pt.: Jezebel, a Insubmissa, 1938), Wuthering Heights (br.: O Morro dos Ventos Uivantes; pt.: O Monte dos Vendavais, 1939), The Letter (br.: A Carta, 1940), The Little Foxes (br.: Pérfida; pt.: Raposa Matreira, 1941), Mrs. Miniver (br.: Rosa de Esperança, 1942), The Best Years of Our Lives (br.: Os Melhores Anos de Nossas Vidas; pt.: Os Melhores Anos das Nossas Vidas, 1946), The Heiress (br.: Tarde Demais; pt.: A herdeira, 1949), Detective Story (br.: Chaga de Fogo; pt.: A História de um Detective, 1951), Roman Holiday (br.: A Princesa e o Plebeu; pt.: Férias em Roma, 1953), Friendly Persuasion (br.:Sublime Tentação, 1956), The Big Country (br.: Da Terra Nascem os Homens, 1958), Ben-Hur (br.: Ben-Hur, 1959), The Children's Hour (br.: Infâmia, 1961), The Collector (br.: O Colecionador; pt.: O Obcecado,1965), How to Steal a Million (br.: Como Roubar um Milhão de Dólares, 1966) e Funny Girl (br.: A Garota Genial ou Funny Girl - A Garota Genial, 1968).


Filmografia

Diretor


Produtor


Referências blibiograficas- 
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Wyler
http://www.adorocinema.com/filmes/princesa-e-plebeu/ficha-tecnica-e-premios/



Leonardo Pipek, 9G, 21

















Nenhum comentário:

Postar um comentário